notícias

  >  

FIT RIO PRETO APRESENTA GRANDES ESPETÁCULOS DE RUA

Sinapse Darwin se apresenta pela primeira vez fora do seu estado nesta quarta, 27; chileno Fuego Rojo faz estreia no Brasil na quinta, 28

O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto- 2022) apresenta dois grandes espetáculos de rua, ambos gratuitos, nesta quarta, 27/7 e quinta, 28/7, no Anfiteatro Nelson Castro, no Parque da Represa.
O primeiro a se apresentar será o potiguar Sinapse Darwin, que pela primeira vez após a sua estreia recente, em novembro passado, sai de seu estado para outra região do país. O espetáculo da Casa de Zoé (RN), será encenado em sessão única, em estrutura montada na lateral do Anfiteatro da Represa, às 21h, amanhã, quarta, 27/7. Haverá 500 cadeiras disponíveis, mas o público também pode levar seus próprios assentos para se acomodar.

Sinapse Darwin

A história remonta contextos e instantes da vida do pesquisador Charles Darwin. Porém, ao se dar no plano da memória, a narrativa adquire as singulares distorções da imaginação. Inicia-se pelo desenho do contexto social à sua época e tem sequência com fatos icônicos da vida (como nascimento, formação e passagem da idade adulta) até o instante que embarca no HMS Beagle, com destino à América do Sul. Nesse caminho somos despertados por diferentes geografias, pelo respeito e admiração às diversidades étnicas e perspicácia em estabelecer um discurso científico que explica a evolução da vida na terra.
A estrutura da encenação remete à caixa craniana de Darwin. Nela, uma guitarra é posicionada no epicentro cerebral do cientista, sendo a motivação “elétrica” (física e simbólica) de suas sinapses. Enquanto isso, seu coração de bateria estabelece o pulso e o ritmo que pontuam toda a encenação. São recursos musicais que se somam à pujança vocal do elenco e a diversos outros instrumentos musicais.
Com roteiro dramatúrgico e direção de César Ferrario, Sinapse Darwin tem no elenco Titina Medeiros, Nara Kelly, Múcia Teixeira, Caio Padilha, Dudu Galvão, Igor Fortunato, Toni Gregório e Yves Fernandes. Direção de Arte de João Marcelino e direção Musical de Caio Padilha

Fuego Rojo

Direto do Chile, Fuego Rojo, o mais novo espetáculo do Colectivo La Patogallina, faz sua estreia no Brasil no FIT Rio Preto 2022, em duas apresentações. Na quinta-feira, 28/7, a primeira sessão será no Anfiteatro Nelson Castro, no Parque da Represa, às 19h; e no sábado, dia 30/7, também às 19h, na Escola de Competências Deputado Roberto Rollemberg (ECO Santo Antônio).
Inspirado na trilogia ‘Memórias do Fogo”, o espetáculo mistura história e política na montagem de um dos grupos que são referência de teatro de rua no Chile. Com quase três décadas de trajetória, marcada por produções que abarcam inúmeras linguagens artísticas, o coletivo chileno faz, no FIT Rio Preto, a apresentação de “Fuego Rojo”, que tem como inspiração a trilogia “Memórias do Fogo”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015).
Considerada uma das obras-primas da literatura latino-americana, “Memórias do Fogo” se constitui em um painel poético, histórico, épico e fantástico da América Latina pré-colombiana até os dias de hoje. Em sua adaptação para o palco, o Colectivo La Patogallina recorre ao teatro físico, à manipulação de objetos, ao circo contemporâneo e à música para a construção de passagens oníricas que reforçam a poesia da obra literária.
No espetáculo, um funeral se transforma em festa pagã, um caixão se torna um portal por onde sopram as vozes de Atahualpa e Jemanya, os ritos do Yawar e das almas são desenhados em uma ópera rústica que se apresenta como uma miragem diante do público.     O espetáculo é fruto de uma profunda pesquisa em torno da cosmovisão de diferentes povos latino-americanos.
Com ideia original e dramaturgia de Martin Erazo e Leandro Mendoza; direção de Martin Erazo; assistência de direção de  Francisca Arce, tem no elenco: Francisca Arce, Ursula Campos, Francisca Artaza, Valentina Weingart, Alex Carreño, Matias Burgos e Juan Ferino, além de criação e interpretação musical: Alejandra Muñoz.

Serviço:       

Fuego Rojo
Colectivo La Patogallina | Santiago (Chile)
Classificação indicativa: livre | Duração: 60 minutos | Dia 28/7, 19h, Anfiteatro Nelson Castro (Parque da Represa) | Dia 30/7, 19h, Escola de Competências Deputado Roberto Rollemberg (ECO Santo Antônio) | Grátis | Não é necessário retirar ingresso.

Sinapse Darwin
Casa de Zoé | Natal (RN)
Classificação indicativa: livre | Duração: 65 minutos | Data: 27/07 | Horário: 21h | Local: Represa Municipal (em frente ao Complexo Swift de Educação e Cultura) | Grátis | Não é necessário retirar ingresso

NOTÍCIAS DO FIT 2022

FIT Rio Preto 2022 atrai público de mais de 32 mil pessoas em dez dias

Ópera italiana 'Pagliacci' encerra FIT Rio Preto

RESUMO DOS DIAS 26 e 27