notícias

  >  

Ópera italiana ‘Pagliacci’ encerra FIT Rio Preto

Um dos clássicos da cultura italiana, a ópera Pagliacci (Palhaços), de Ruggero Leoncavallo (1858-1919), encerra a programação da edição 2022 do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto). A nova montagem da Cia. Ópera São Paulo, que estreou na capital paulista em junho deste ano, fará apresentação única neste sábado, dia 30 de julho, às 21h, no Teatro Municipal Paulo Moura, com entrada gratuita. A retirada de ingressos é 1 hora antes no Complexo Swift de Educação e Cultura.

A obra tem direção artística de Paulo Abrão Esper, fundador da Cia. Ópera São Paulo, e direção cênica do italiano Davide Garattini Raimondi, trazendo em seu elenco solistas premiados na última edição do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas.

Segundo Esper, Pagliacci é uma das obras mais populares do repertório de ópera, com inúmeras montagens desde sua estreia, em 21 de maio de 1892, no Teatro dal Verme, em Milão.

Ópera trágica de dois atos, Pagliacci tem sua trama ambientada em uma vila na Calábria, província do extremo sul da Itália, no ano de 1860. Um circo chega ao vilarejo e, durante a apresentação, o palhaço principal da trupe anuncia o grande espetáculo, em que sua mulher é a estrela. Ele chega a advertir a plateia de que ela pode ser cortejada apenas na apresentação, mas não na vida real. No entanto, a mulher tem um amante, com quem combinou fugir justamente naquela noite.

Criada em 1991 por Esper, a Cia. de Ópera São Paulo acumula mais de 1.700 espetáculos entre encenações de óperas, recitais e concertos com os mais renomados cantores e músicos brasileiros, juntamente com as principais vozes da cena lírica internacional.

Mais espetáculos
Além de Pagliacci, o público poderá acompanhar mais quatro montagens gratuitas. Entre elas, está a peça infantojuvenil Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus, do coletivo O Bonde, de São Paulo, que faz duas sessões no Teatro do Sesi, às 15h e às 19h. O ingresso deve ser retirado 1 hora antes no local. O espetáculo trata do drama de refugiados a partir da história do garoto costa-marfinense Abou, que, em 2015, foi encontrado dentro de uma mala tentando entrar no continente europeu.

Com texto de Maria Shu e direção de Ícaro Rodrigues, a partir de uma leitura afrocentrada e evocando a oralidade característica da cultura africana, que tem como símbolo máximo a figura dos velhos griots, a peça narra a história de Abou e sua família. Os pais do garoto, que já residiam na Espanha, resolveram abrigá-lo em uma mala para garantir sua entrada no continente europeu após incontáveis tentativas de trazê-lo de acordo com a legislação migratória vigente. A partir da narrativa da peça, conduzida pelos atores Ailton Barros, Filipe Celestino, Jhonny Salaberg e Marina Esteves, a trajetória de Abou dialoga com a trajetória de outras tantas crianças negras, sejam elas refugiadas ou moradoras de uma comunidade de periferia do Brasil.
As outras peças de graça são Edifício Cristal (Cia. In.co.mo.de-Te, Porto Alegre), das 9h às 12h na Biblioteca Municipal; Virado à Paulista (Cênica, Rio Preto), 11h, na Praça Rui Barbosa; e Fuego Rojo (La Patogallina, Chile), 19h, na Eco Santo Antônio.

As demais, CorpoMáquina, Manifesto Transpofágico e Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante, estão com ingressos esgotados.

Formativas e Graneleiro
Encerrando a programação das ações formativas do festival, acontece o encontro Mulheres em apoio: arte e ação, às 16h30, no Teatro de Bolso da Casa de Cultura Dinorath do Valle, com a participação das atrizes Débora Falabella e Yara de Novaes e da empreendedora social Amanda Oliveira. Elas discorrerão sobre como a arte pode se engajar nas históricas lutas sociais por igualdade social de gênero e racial e limites e alcances que o teatro encontra ao se debruçar sobre conteúdos urgentes da sociedade. A entrada é gratuita, com 90 lugares disponíveis. Haverá distribuição de senhas uma hora antes do início da atividade.

Já o Ponto de Encontro do FIT Rio Preto, o Graneleiro, será palco de cinco atrações, a partir das 22h30. A retirada de ingresso é a partir das 18h na bilheteria da Swift.

SÁBADO 30/07

ESPETÁCULOS

EDIFÍCIO CRISTAL
Cia. de Teatro Incomode-Te | Porto Alegre (RS)

Classificação indicativa: livre | Duração: 40 minutos | Data: 30/07 | Horário: 9h às 12h | Local: Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa | Grátis (sessões individuais)

Sinopse
Edifício Cristal é uma cristaleira interativa em que cada andar apresenta histórias de pessoas que residem dentro de pequenos apartamentos, em situações que revelam como elas enfrentaram o período inicial da pandemia. O espectador clica no número do apartamento que quer ouvir a história, fazendo seu percurso individual pelo edifício com o uso de fones de ouvido. Não há atores, mas os estímulos visuais e sonoros levam o espectador para dentro dos apartamentos, entendendo as histórias.

#familia #historiascontadas #artesvisuais #teatro
#instalacaocenica #edificiocristal #teatrolambelambe
#isolamentosocial #vidaemapartamento #pandemia

Ficha técnica:
Idealização: Liane Venturella
Concepção de Interiores: Liane Venturella e Nelson Diniz
Textos: Carlos Ramiro Fensterseifer, Liane Venturella e Nelson Diniz
Locuções: Carlos Ramiro Fensterseifer, Letícia Vieira, Liane Venturella e Nelson Diniz
Cenotécnica: Matheus Grimm
Projeto Luminotécnico e Automação: Ricardo Vivian
Trilha sonora: Angelo Primon
Desenho de Som: Juan Quintáns
Produção Artística: Letícia Vieira
Assessoria de Imprensa: Leo Sant’Anna
Identidade Visual: Ricardo Petry
Produção: Primeira Fila Produções
Realização: Cia. Incomode-te

VIRADO À PAULISTA
Cênica | São José do Rio Preto (SP)

Classificação indicativa: livre | Duração: 50 minutos | Data: 20/07 | Horário: 11h | Local: Praça Rui Barbosa |  Ingressos: Grátis | Não é necessário retirar ingresso

Sinopse
Em Pirapora do Bom Jesus, batucadas dos mais diversos sotaques deixaram os barracões e ganharam as ruas. Em homenagem àquelas e àqueles que com muito ritmo, melodia e poesia compuseram a história do samba paulista, a Cênica conduz esta viagem que tem como portos as raízes africanas, o samba de bumbo, os cordões carnavalescos, a institucionalização do samba, a intolerância religiosa e o preconceito racial.

#sambapaulista #samba #carnaval #culturaafricana
#teatroderua #culturanegra #cênica #teatropopular
#culturapopular #teatromusical #cortejoderua

Ficha técnica
Roteiro: Fagner Rodrigues e Simone Moerdaui
Dramaturgia: Coletiva
Direção: Fagner Rodrigues
Direção de Movimento: Andrea Capelli
Elenco e Musicistas: Beta Cunha, Cássia Heleno/Simone Moerdaui, Clara Tremura/Vanessa Palmieri, Christina Martins, David Balt, Diego Guirado, Diego Neves, Fabiano Amigucci, Geovanna Leite, Ícaro Negroni e Márcia Morelli
Música Original: Diego Neves
Figurinos: Fabiano Amigucci
Costura: Shirlei de Souza e Vergínia Santana

QUANDO EU MORRER, VOU CONTAR TUDO A DEUS
O Bonde | São Paulo (SP)

Classificação indicativa: livre | Duração: 60 minutos | Data: 30/07 | Horário: 15h e 19h | Local: Teatro do Sesi | 380 lugares | Ingressos: Grátis | Os ingressos serão distribuídos no local, com 1 hora de antecedência.

Sinopse
Baseado numa história real, o espetáculo conta as aventuras de Abou, um menino africano que foi encontrado dentro de uma mala tentando entrar no continente europeu. Ao som de tambores e violão, quatro atores contam a história deste menino refugiado que, junto com sua mala Ilê – companheira, abrigo e animal de estimação –, enfrenta dificuldades com criatividade e coragem.

#obonde #quandoeumorrervoucontartudoadeus #teatronegro #teatroinfantil #teatroinfantilsp #teatrosp #crianças #abou #infanciasnegras #imigrantes

Ficha técnica
Texto: Maria Shu
Direção: Ícaro Rodrigues
Elenco: Ailton Barros, Filipe Celestino, Jhonny Salaberg e Marina Esteves
Músicos Instrumentistas: Ana Paula Marcelino e Anderson Sales
Direção Musical e Trilha Sonora: Cristiano Gouveia
Preparação Vocal: Renata Éssis
Preparação Corporal: Mariane Oliveira
Cenografia e Figurino: Eliseu Weide
Assistência de Cenografia e Figurino: Carolina Emídio e Iasmin Ianovale
Criação e Operação de Luz: Kenny Rogers
Fotos e Release: Tide Gugliano
Produção Executiva: Janaína Grasso
Realização: O Bonde

FUEGO ROJO
Colectivo La Patogallina | Santiago (Chile)

Classificação indicativa: livre | Duração: 60 minutos | Data: 30/7 | Horário: 19h | Local: Escola de Competências Deputado Roberto Rollemberg (ECO Santo Antônio) | Grátis | Não é necessário retirar ingresso

Sinopse
Espetáculo de circo-teatro para rua inspirado na trilogia ‘Memórias do Fogo’, do escritor uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015). O teatro físico e o circo contemporâneo se juntam para dar vida a uma série de passagens oníricas que evidenciam uma América Latina em construção, colocando em tensão a memória e a atualidade.

#teatrochileno #teatrodochile #eduardogaleano #memoriasdofogo #fuegorojo #AmericaLatina #circo-teatro

Ficha Técnica
Ideia original e dramaturgia: Martin Erazo e Leandro Mendoza
Direção: Martin Erazo
Assistente de direção: Francisca Arce
Elenco: Francisca Arce, Ursula Campos, Francisca Artaza, Valentina Weingart, Alex Carreño, Matias Burgos e Juan Ferino
Criação e interpretação musical: Alejandra Muñoz
Figurinos: Antonio Sepúlveda
Iluminação: Martin Erazo
Adereços: Gabriela Gonzalez e Natalia Morales
Bonecos (Apu Condor): Tomas O’Ryan
Aparatos circenses: Leandro Mendoza e Ulrich Weigel
Realização de cenografia: Taller La Patogallina
Engenheiro de som: Pablo Contreras
Assessoria circense: Exzequiel Silva
Comunicação: José Arroyo
Designer gráfico: Tomás Yves
Produção: Lorena Ojeda Sepúlveda

CORPOMÁQUINA
Robo.Art | São José do Rio Preto (SP)

Classificação indicativa: 10 anos | Duração: 40 minutos | Data: 30/07 | Horário: 19h | Local: Teatro Municipal Nelson Castro | 130 lugares | Ingressos esgotados.

Sinopse
Ao explorar as fronteiras entre corpo e máquina, o espetáculo performático intermídia Corpomáquina propõe a reflexão sobre o limite entre o biológico e o sintético, e sua inevitável fusão proporcionada pela busca incessante da transcendência das limitações do ser humano. Aborda o questionamento de até onde o corpo é humano, onde se torna máquina, e onde ocorre a transcendência deste corpo para máquina.

#artetecnologiav #bodymapping #corpomáquina
#mediaart #performanceart #interactiveart #projectionmapping

Ficha técnica
Ideia Original, Direção e Operação de Som: Vinicius Dall’acqua
Coreografia e Performance: Vinicius Francês
Operação de Vídeo Mapping e Design: Elissa Pomponio
Técnica Mecatrônica e Operação de Luz: Gustavo Arão
Contrarregragem: Jose Vitor Gomes
Trilha Sonora: Eric Barbosa
Cenografia: Leonardo Bauab
Produção Executiva: Elissa Pomponio, Vinicius Dall’acqua e Vinicius Francês

MANIFESTO TRANSPOFÁGICO
Renata Carvalho | São Paulo/SP

Classificação indicativa: 18 anos | Duração: 60 minutos | Data: 30/07 | Horário: 19h | Local: Sesc – Teatro | 228 lugares | Ingressos esgotados.

Sinopse
Manifesto Transpofágico é a transpofagia da transpologia de uma transpóloga.  “Hoje eu resolvi me vestir com a minha própria pele. O meu corpo travesti”. Renata “se veste” com seu próprio corpo para narrar a historicidade da sua corporeidade. Renata se alimenta da sua “transcestralidade”. Come-a, digere-a. Uma transpofagia. O Corpo Travesti como um experimento, uma cobaia. Um manifesto de um Corpo Travesti. Letreiro pisca TRAVESTI. TRAVESTI. TRAVESTI.

#travesti #artetrans #representatividade #manifesto #transfobia #lgbt #lgbtfobia #pessoastrans #digasimaotalentotrans

Ficha técnica
Dramaturgia e Atuação: Renata Carvalho
Direção: Luiz Fernando Marques (Lubi)
Luz: Wagner Antônio
Video Art: Cecília Lucchesi
Operação e Adaptação de Luz: Juliana Augusta
Produção: Rodrigo Fidelis e Corpo Rastreado
Coprodução: Risco Festival, MITsp e Corpo Rastreado
Difusão: Corpo a Fora e FarOFFa
Fotos: Nereu Jr.

NESTE MUNDO LOUCO, NESTA NOITE BRILHANTE
Grupo 3 de Teatro | São Paulo (SP)

Classificação indicativa: 16 anos | Duração: 60 minutos | Data: 30/07 | Horário: 21h30 | Local: Ginásio do Sesc |228 lugares | Ingressos esgotados
Sinopse
Enquanto aviões decolam e aterrissam em várias partes do mundo, a rotina da vigia do Km 23 daquela rodovia brasileira é alterada pela presença de uma garota que delira, largada no asfalto após ser violentada numa noite cheia de estrelas.

#violenciacontraamulher #DeboraFalabella #YaradeNovaes #Grupo3deTeatro #feminino #historiasfeministas #Feminismo #dramaturgiafeminina #teatrofeminino

Ficha técnica
Elenco: Débora Falabella e Yara de Novaes
Texto: Silvia Gomez
Direção: Gabriel Fontes Paiva
Cenografia: André Cortez
Vídeo Cenário: Luiz Duva
Figurino: Fabio Namatame
Iluminação: Gabriel Fontes Paiva e André Prado
Trilha Sonora Original: Lucas Santtana e Fábio Pinczowisk
Participação Especial: Banda La Majas (Mayarí Romero, Lucia Dalence, Lucia Camacho e Isis Alvarado, além do diretor Marvin Montes)
Assistentes de Direção: André Prado e Ana Paula Lopez
Assistente de Cenário e Produção de Óbjetos: Carol Bucek
Assistente de Figurinos: Juliano Lopez
Preparadora Vocal: Ana Luiza
Preparadora e Direção de Movimento: Ana Paula Lopez
Oficinas: Dione Carlos
Workshops: Maria Thais
Direção de Palco: Diego Dac
Direção Técnica e Operação de Luz e Vídeo: André Prado
Design de Som: André Omote
Operação de Som: Daniele Dantas
Cenotécnicos: Alexandre da Luz Alves e Murilo Alves
Assistente de Produção: Carolina Henriques
Assistente Administrativo: Rogério Prudêncio
Identidade Gráfica: Patrícia Cividanes
Fotos para Material Gráfico e Divulgação: Fábio Audi
Fotos do Espetáculo: Sergio Silva e João Caldas
Gestão de Projeto: Luana Gorayeb
Direção de Produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez
Produção: Contorno Produções e Fontes Realizações

PAGLIACCI
Cia. de Ópera São Paulo | São Paulo (SP)

Classificação indicativa: 12 anos | Duração: 60 minutos | Data: 30/07 | Horário: 21h | Local: Teatro Municipal Paulo Moura | 800 lugares | Ingressos: Grátis. Os ingressos serão distribuídos no local, com 1 hora de antecedência.

#opera #pagliacci #palhaços #ciaoperasp #operabrasileira #teatro #culturaitaliana #Italia #operaitaliana

Sinopse
A trama começa quando uma companhia de circo chega a uma aldeia e o palhaço principal anuncia o espetáculo, do qual sua mulher é a estrela. Adverte que na peça ela pode ser cortejada, mas na vida real a coisa seria diferente. Acontece que ela tem como amante um aldeão do lugar. Os dois se encontram e combinam de fugir naquela noite, mas são descobertos pelo marido. Vendo-se traído, ele entra em desespero e jura vingar-se. Durante a representação, o palhaço começa a confundir a comédia com a vida real e se descontrola, passando do fingimento à realidade.

Ficha técnica:

Direção Geral e Artística: Paulo Abrão Esper (Brasil)
Direção Cênica: Davide Garattini Raimondi (Itália)
Cenografia e Produção: Cia. Ópera São Paulo
Iluminação: Gustavo Teodoro
Elenco: Marcello Mesquita, Cristiane Mesquita, Anibal Mancini, Willian Donizetti e Marcus Ouros

FORMATIVAS

Encontro
Dia: 30/07/2022
Hora: 16h30
Local: Teatro de Bolso da Casa de Cultura Dinorath do Valle
Capacidade: 90 lugares – retirada de ingressos 1 hora antes

MULHERES EM APOIO: ARTE E AÇÃO  
Amanda Oliveira (SJRP), Débora Falabella (SP), Yara de Novaes (SP)

Como a arte pode se engajar nas históricas lutas sociais por igualdade social de gênero e racial? A arte pode contribuir de quais maneiras? Esta mesa buscará refletir acerca de limites e alcances que o teatro encontra ao se debruçar sobre conteúdos urgentes da nossa sociedade.

GRANELEIRO

23h à 0h30
Startroop e o rock progressivo | Startroop
Música | São José do Rio Preto/SP

23h30 às 4h
Vintereveracena | Jorge Etecheber
Fotografia | São José do Rio Preto/SP

0h40 à 1h40
Isadoser | DJeia Isadora Otoni
Discotecagem | Alto Paraíso de Goiás/GO

1h45 às 3h
Norte ao progresso | Trovalírica
Música | São José do Rio Preto/SP

NOTÍCIAS DO FIT 2022

FIT Rio Preto 2022 atrai público de mais de 32 mil pessoas em dez dias

RESUMO DOS DIAS 26 e 27

Distribuição de ingressos do Graneleiro do FIT Rio Preto passa a ser feita a partir das 18h