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Primeiros dias do FIT Rio Preto 2023 são marcados por 24 apresentações de 14 espetáculos

Quatorze espetáculos teatrais marcam a programação do Festival Internacional de Teatro São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) deste final de semana até segunda-feira (24/7). Entre sexta-feira (20/7) e segunda-feira (24/7), serão 24 apresentações realizadas em diferentes espaços da cidade, envolvendo obras para o público adulto e infantojuvenil, além de espetáculos de rua.

Seu Miguel, Seu Miguel
Primeira parceria entre o Grupo Depois do Ensaio, do Rio de Janeiro, e o ator e diretor Marcio Nascimento, o espetáculo de formas animadas “Seu Miguel, Seu Miguel” traz uma mensagem sobre o exercício da empatia. A peça conta a história de Seu Miguel, um artesão que não consegue mais vender as suas criações nem encarar o mundo fora de sua loja. Certo dia, ele recebe a visita de Nina, uma garotinha que se perdeu de sua família, tendo de enfrentar uma série de traumas para a ajudá-la a reencontrar seus pais. A partir dessa experiência, o artesão percebe que basta um único fio de esperança para continuar acreditando no melhor das pessoas.

Classificação indicativa: livre | Duração: 50 minutos | Data: 21/07 | Horário: 15h e 19h | Local: Teatro do Sesi | 376 lugares | Grátis (a retirada online pode ser feita a partir das 12h da véspera do dia da apresentação nos sites fitriopreto.com.br e centralrelacionamento.sescsp.org.br ou no app Credencial Sesc SP, com limite de 4 ingressos por CPF. A retirada na bilheteria física pode ser feita no local de apresentação 30 minutos antes do início da sessão, estando limitada a um ingresso por pessoa)

O bode quer
O artista cearense Evan Teixeira traz o bode Ioiô ao FIT Rio Preto 2023. No espetáculo de rua “O bode quer”, ele resgata a história desse icônico animal de Fortaleza, que foi eleito vereador, em 1922, com expressiva votação do povo, cujo gesto era uma forma de protestar contra a política local à época. O bode Ioiô era uma figura adorada na cena boemia da capital cearense. A animal morreu em 1931 – uns acreditam que de velhice e outros que de cirrose pelas cachaças que tomava. Foi imortalizado ao ser empalhado e doado ao acervo do Museu do Ceará em 1935.

Classificação indicativa: livre | Duração: 55 minutos | Data: 21/07 | Horário: 19h | Local: Sesc – Comedoria – área externa | Data: 22/07 | Horários: 11h | Local: Praça Dom José Marcondes – Centro | Data: 23/07 | Horário: 11h | Local: Mercado Municipal | Grátis (não é necessário retirar ingresso)

Foi enquanto eu esperava a encomenda de um livro de Maiakóvski que tive uma epifania sobre a revolução
A obra do poeta bolchevique Vladimir Maiakóvski (1893-1930) é a inspiração que falta para um quarteto de camaradas brasileiros planejar o grande ato que promoverá a revolução efetiva no País. Esse é o enredo do espetáculo que o Grupo Pano, de São Paulo, apresenta no FIT Rio Preto 2023: “Foi enquanto eu esperava a encomenda de um livro de Maiakóvski que tive uma epifania sobre a revolução”. A peça se consiste em uma tragicomédia que parte de um não acontecimento (a espera por um livro) para desenvolver os inúmeros subterfúgios que os personagens realizam para não se depararem com sua condição ridícula e patética. 

Classificação indicativa: 12 anos | Duração: 80 minutos | Data: 21 e 22/07 | Horário: 21h | Local: Teatro Municipal Paulo  Moura | 916 lugares | Ingressos: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia-entrada: aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública, trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e seus dependentes, classe teatral rio-pretense credenciada e participantes do Festival com crachá de identificação) | Venda online nos sites fitriopreto.com.br e centralrelacionamento.sescsp.org.br ou no app Credencial Sesc SP. Venda presencial nas bilheterias do Sesc em todo o estado de São Paulo

Desertores
O coletivo paraibano Teatro Alfenim mergulhou na obra e nos estudos do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956) para discutir a atualidade social e política do Brasil em “Desertores”. Trata-se de um experimento cênico livremente inspirado na peça inacabada “O declínio do egoísta Johann Fatzer”, de autoria do dramaturgo alemão. Na peça, em 1918, durante um ataque com tanques diante de Verdun, na Primeira Guerra, quatro homens somem da tripulação e são tidos como mortos. Fatzer, Kaumann, Koch e Büsching surgem em situação de clandestinidade em Mülheim an der Ruhr, na Alemanha assolada pela guerra, onde Kaumann e sua companheira possuíam um cômodo em um porão, no qual ela, Therese, o esperava. Sobrevivendo neste cômodo, sob constante ameaça de serem presos e fuzilados como desertores, os quatro vivenciam as dificuldades para arranjar modos de subsistência em meio à guerra.

Classificação indicativa: 14 anos | Duração: 85 minutos | Data: 21 e 22/07 | Horário: 21h | Local: Sesc Rio Preto – Teatro | 240 lugares | Ingressos esgotados

Detetives do Espavô
O Grupo Esparrama e a Trupe Dunavô, de São Paulo, convidam as crianças (e adultos) para refletir sobre um tema sério e bastante atual, as fake news (notícias falsas), de forma criativa e divertida no premiado espetáculo “Detetives do Espavô”. A peça se consiste em um grande jogo que convida a plateia a brincar de investigadores, tendo como missão combater as notícias falsas. Para isso, utiliza-se o método criado por Espavô, chefe do maior grupo de detetives do mundo, batizado de ICC: Investigar e Confirmar antes de Compartilhar.

Classificação indicativa: livre | Duração: 60 minutos | Data: 22/07 | Horário: 15h e 19h | Local: Teatro do Sesi | 376 lugares | Grátis (a retirada online pode ser feita a partir das 12h da véspera do dia da apresentação nos sites fitriopreto.com.br e centralrelacionamento.sescsp.org.br ou no app Credencial Sesc SP, com limite de 4 ingressos por CPF. A retirada na bilheteria física pode ser feita no local de apresentação 30 minutos antes do início da sessão, estando limitada a um ingresso por pessoa)

Efectos Especiales – FX
A peça começa. As ruas da cidade tornam-se cenário de um filme impossível, em que o personagem morre e continua morrendo dia após dia, em um plano sequência muito longo. No mesmo percurso, outros atores inventam sua própria maneira de morrer, e confrontam a arquitetura do lugar utilizando efeitos especiais como chuva, neve e fumaça colorida, para trazer ao público a veracidade e fantasia da ação, em uma coreografia digna de um musical. Essa é a premissa de “Efectos Especiales – FX”, do grupo Krapp, de Buenos Aires (Argentina). Encenada em formato site-specific, em que uma obra é concebida para ocupar espaços para além do palco tradicional, “FX” faz, no FIT Rio Preto 2023, a sua estreia brasileira, depois de ser lançada na Argentina no início deste ano. O espetáculo transforma o espaço urbano em cenário de um filme de ação, em que a iminência da morte é potencializada com uma chuva torrencial, neve, fumaça, tiros e explosões – tudo captado por câmeras em plano sequência aos olhos do público.

Classificação indicativa: Livre | Duração: 80 minutos | Data: 22 e 23/07 | Horário: 17h | Local: Calçadão (esquina das ruas Bernardino de Campos e Siqueira Campos) | Grátis (não é necessário retirar ingresso com antecedência)

Boi Mansinho e a Santa Cruz do Deserto
O Grupo Clariô de Teatro recorre à cultura popular para discutir temas como estado de direito, intolerância religiosa, disputa ideológica, intervenção militar e genocídio negro no musical “Boi Mansinho e a Santa Cruz do Deserto”. Com texto do dramaturgo cearense Alan Mendonça e direção de Cleydson Catarina e Naruna Costa, o musical do Grupo Clariô tem como mote a trágica e pouco conhecida história do massacre da comunidade Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, no Ceará, liderada pelo beato José Lourenço, descendente de negros alforriados e discípulo do padre Cícero Romão Batista (1844-1934). Uma história marcada pela fé e pela violência, que culminou no primeiro bombardeio aéreo das Forças Militares Brasileiras direcionado à civis na primeira metade do século passado. O espetáculo faz um paralelo entre a perseguição sofrida pela irmandade do Beato Lourenço e a ficção criada por uma comunidade de Boi Bumbá na periferia de São Paulo, que também é atacada pelo Estado e impedida de colocar sua manifestação popular na rua. Tal comunidade foi fundada por Mestre Joaquim, último descendente do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto.

Classificação indicativa: 14 anos | Duração: 120 minutos | Data: 22 e 23/07 | Horário: 19h | Local: Sesc Rio Preto – Comedoria | 120 lugares | Ingressos esgotados

E o palhaço, o que é?
Em uma época em que as mulheres não atuavam como palhaços no universo circense, Maria Eliza Alves dos Reis (1909–2007) era uma das atrações principais do Circo Guarany, em São Paulo, do qual seu pai era dono. O palhaço Xamego, criado pela artista negra em 1940, tinha o rosto pintado de branco e roupas masculinas, evidenciando um apagamento de sua própria identidade e gênero para aceitação do público. A peça “E o palhaço, o que é?”, protagonizada pela atrzi Gisele Lançoni, é inspirada na trajetória da primeira palhaça negra do Brasil.

Classificação indicativa: livre | Duração: 50 minutos | Data: 22/07 | Horário: 19h | Local: Teatro Municipal Nelson Castro | 130 lugares | Grátis (a retirada online pode ser feita a partir das 12h da véspera do dia da apresentação nos sites fitriopreto.com.br e centralrelacionamento.sescsp.org.br ou no app Credencial Sesc SP, com limite de 4 ingressos por CPF. A retirada na bilheteria física pode ser feita no local de apresentação 30 minutos antes do início da sessão, estando limitada a um ingresso por pessoa)

Negra Palavra – Solano Trindade
Espetáculo que recorre à vida e aos versos de Solano Trindade (1908/1974), um dos grandes nomes do ativismo e da literatura negra no Brasil, para refletir sobre o homem negro na atualidade, “Negra Palavra – Solano Trindade” é uma parceria do Complexo Negra Palavra, Coletivo Preto e Companhia de Teatro Íntimo, do Rio de Janeiro. Fruto de uma pesquisa do Teatro Íntimo denominada poema-em-cena, em que a poesia é o elemento central da dramaturgia, “Negra Palavra” desenvolve a sua narrativa a partir de um roteiro de poemas de Solano Trindade, iniciando-se na sua infância em Pernambuco e acompanhando suas andanças pelo Brasil e o mundo.

Classificação indicativa: 12 anos | Duração: 75 minutos | Data: 22 e 23/07 | Horário: 19h | Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto | 431 lugares | Ingressos: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia-entrada: aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública, trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e seus dependentes, classe teatral rio-pretense credenciada e participantes do Festival com crachá de identificação) | Venda online nos sites fitriopreto.com.br e centralrelacionamento.sescsp.org.br ou no app Credencial Sesc SP. Venda presencial nas bilheterias do Sesc em todo o estado de São Paulo

O Pequeno Herói Preto
Solo infantojuvenil idealizado e interpretado pelo ator Junior Dantas, do Rio de Janeiro (RJ), “O pequeno herói preto” apresenta o legado cultural afro-brasileiro de forma criativa, divertida e tecnológica. Com direção de Cristina Moura e Luiza Laroza, “O pequeno herói preto” conta a história de Super Nagô, um youtuber de 10 anos que descobre seus poderes através de sua família, usando os conhecimentos de seus antepassados e da natureza para transformar positivamente a vida das pessoas ao seu redor.

Classificação indicativa: livre | Duração: 45 minutos | Data: 23/07 | Horário: 15h e 19h | Local: Teatro do Sesi | 376 lugares | Grátis (a retirada online pode ser feita a partir das 12h da véspera do dia da apresentação nos sites fitriopreto.com.br e centralrelacionamento.sescsp.org.br ou no app Credencial Sesc SP, com limite de 4 ingressos por CPF. A retirada na bilheteria física pode ser feita no local de apresentação 30 minutos antes do início da sessão, estando limitada a um ingresso por pessoa)

Homem do princípio ao fim
O jornalista, escritor, dramaturgo, poeta, humorista e ilustrador Millôr Fernandes (1923-2012), cujo centenário se dá neste ano, tem sua obra reverenciada na comédia dramática “Homem do princípio ao fim”, da Cia. Apocalíptica, de São José do Rio Preto. A peça recorre a escritos de Fernandes, como crônicas e poesias, para investigar a trajetória da humanidade desde seus primórdios.

Classificação indicativa: 12 anos | Duração: 65 minutos | Data: 24/07 | Horário: 19h | Local: Teatro Municipal Nelson Castro | 130 lugares | Ingressos esgotados

Três Fadas Moribundas
A estética do bufão, um tipo de palhaço que explora o ridículo do grotesco, dá o tom para o espetáculo musical “Três fadas moribundas”, do grupo Bufadas, de Belo Horizonte. O espetáculo musical conta a história de três fadas ancestrais de Antesmundo, um lugar habitado por seres fantásticos, que partem rumo às estrelas em busca de uma asa perdida. Entre as inspirações para a construção da dramaturgia da montagem estão os textos do escritor, líder indígena e ambientalista Ailton Krenak.

Classificação indicativa: livre | Duração: 45 minutos | Data: 24/07 | Horário: às 19h | Local: Praça São Sebastião – Distrito de Talhado | Data: 25/07 | Horário: 19h | Local: Praça Santa Apolônia – Distrito de Engenheiro Schmitt | Data: 26/07 | Horário: 19h | Local: ECO Santo Antônio | Grátis (não é necessário retirar ingresso com antecedência)

Cárcere ou porque as mulheres viram búfalos
Premiado espetáculo da Companhia de Teatro Heliópolis, de São Paulo, “Cárcere ou porque as mulheres viram búfalos” denuncia a violenta realidade do encarceramento em massa de pessoas negras, pobres e periféricas e que, ao mesmo tempo, reconhece a força da resistência feminina. O espetáculo equaliza o real e o simbólico ao acompanhar a trajetória de duas irmãs cujas vidas são marcadas pelo encarceramento dos homens que as rodeiam. De dentro de um presídio, o público é apresentado a Gabriel, um jovem que sonha ser desenhista, mas que tem de aprender as estratégias de sobrevivência para lidar com as disputas internas de poder e a falta de perspectiva que são inerentes ao sistema prisional brasileiro, pautado por uma dinâmica seletiva do judiciário.

Classificação indicativa: 12 anos | Duração: 120 minutos | Data: 24 e 25/07 | Horário: 21h | Local: Teatro Municipal Paulo  Moura | 916 lugares | Ingressos: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia-entrada: aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública, trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e seus dependentes, classe teatral rio-pretense credenciada e participantes do Festival com crachá de identificação) | Venda online nos sites fitriopreto.com.br e centralrelacionamento.sescsp.org.br ou no app Credencial Sesc SP. Venda presencial nas bilheterias do Sesc em todo o estado de São Paulo

Albano
Personalidade portuguesa que ficou conhecida como Homem-Macaco (1884-1976) devido à sua força e agilidade em subir prédios, Albano Beirão tem sua trajetória resgatada no espetáculo “Albano”, protagonizado pelo artista Rui Paixão, do grupo Holy Clowns, de Lisboa. A partir de lugares mitológicos e filosóficos, o artista português questiona seu lugar enquanto palhaço em cena, além de refletir sobre o lugar da plateia enquanto público e, eventualmente, enquanto palhaço também. Afinal, são muitos os significados dados à palavra “palhaço”, para além da clássica figura circense.

Classificação indicativa: 12 anos | Duração: 50 minutos | Data: 24 e 25/07 | Horário: 19h | Local: Sesc Rio Preto – Teatro | 228 lugares | Ingressos esgotados

Atividades formativas
Sete atividades formativas também marcam o primeiro fim de semana do FIT Rio Preto, permitindo ao público, aos participantes do festival e à classe artística local ampliar a discussão proposta pelos espetáculos em um contato mais direto com os artistas e técnicos.

A CURADORIA DE ESCUTAR: O QUE DIZEM AS/OS CORPAS/OS
Fernanda Júlia Onisajé (BA) | Fernando Yamamoto (RN) | Tommy Della Pietra (SP)
O trio curatorial do FIT Rio Preto 2023 compartilha com o público as escutas que esperam serem audíveis a partir das múltiplas vozes e textos que são apresentados pelos espetáculos selecionados e convidados. Ou seja, o que é o lugar de escuta proposto pela curadoria.

Classificação indicativa: 12 anos | Data: 21/07 | Horário: 15h | Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle | Grátis

CRISE E PENSAMENTO CRÍTICO: O TEATRO EM COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO
Shirlei Torres Perez (SP) | Apresentação: Renata Felinto
O livro “Crise e pensamento crítico: o teatro em comunicação com o público”, lançado pelas Edições Sesc São Paulo, é fruto da tese de doutorado de Shirlei Torres Perez em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, em que discute sobre o papel da crítica em um contexto de crise de valores, contribuindo para mitigar essa situação ao estabelecer relações entre a crítica e a ação cultural. A obra é dividida em uma primeira parte mais teórica, em que a pesquisadora elenca conceitos sobre teatro, crítica e crise a partir de diversos autores, detendo-se nos aspectos da comunicação entre o artista e o público na encenação; e uma segunda parte, definida como “Vivências comunicativas”, em que a autora desenvolve seus exercícios de olhar sobre nove peças.

Classificação indicativa: 14 anos | Data: 21/07 | Horário: 20h | Local: Sesc Rio Preto – Biblioteca | Grátis

A ESCUTA DA LUTA POLÍTICA NOS TEXTOS CLÁSSICOS
Coletivo de Teatro Alfenim (PB) | Grupo Pano (SP) | Mediação: Renata Felinto
As duas companhias teatrais abordam questões políticas que se vinculam à estética brechtiana e ressaltam a urgência do compromisso na constituição de atores e atrizes sociais cientes de sua atuação individual e coletiva. O Coletivo de Teatro Alfenim e o Grupo Pano convidam o público interessado ao reconhecimento da herança de Bertold Brecht (1898-1956) em suas obras a fim de evidenciar a atualidade dos textos como possibilidade de conscientização política por meio das artes cênicas.

Classificação indicativa: 14 anos | Data: 22/07 | Horário: 11h | Local: Sesc Rio Preto – Sala de uso múltiplo | Grátis

O ECOAR DA DIVERSIDADE: PROTAGONISMOS NAS NARRATIVAS INFANTIS
Junior Dantas (RJ) | Rodrigo Andrade (SP)
A partir da narrativa de um herói de origem nagô da peça “O Pequeno Herói Preto”, propõe-se uma conversa sobre o surgimento desse personagem entre Júnior e Rodrigo, com ênfase na importância da diversidade de protagonistas nas histórias para o público infantil. A partir disso, Rodrigo demonstrará um pouco de seu trabalho e conduzirá a criação de personagens junto ao público.

Classificação indicativa: livre | Data: 22/07 | Horário: 13h30 | Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle | Grátis

PERCEPÇÕES DAS TRADIÇÕES CÊNICAS: O RESSOAR DE HERANÇAS NORDESTINAS NO SUDESTE
Cleydson Catarina (CE) | Naruna Costa (SP) | Sâmia Ramare (CE)
Entre um bolo de milho, um suco de caju e um dedo de prosa, artistas do espetáculo “Boi Mansinho e a Santa Cruz do Deserto” e Sâmia Ramare recebem o público para um encontro sensorial e poético em torno dos aspectos culturais que conectam Nordeste e Sudeste.

Classificação indicativa: livre | Data: 22/07 | Horário: 15h | Local: Sesc Rio Preto – Comedoria | Grátis

ESCUTANDO A ANCESTRALIDADE: FAMÍLIA TRINDADE E CORPORALIDADES NEGRAS
Vitor Trindade e Elis Trindade – Família Trindade (SP) | Complexo Negra Palavra, Coletivo Preto e Companhia de Teatro Íntimo (RJ)

A família Trindade – herdeira da fortuna crítica e artística de Solano, Maria Margarida e Raquel Trindade – realiza uma vivência sobre danças populares de tradição afro-orientada com a participação e colaboração do elenco de “Negra Palavra: Solano Trindade”. Essas danças foram transferidas intergeracionalmente para o elenco do Teatro Popular Solano Trindade, situado em Embu das Artes (SP). Em meio às danças e músicas, há momentos de trocas sobre a história do escritor e de sua família.

Classificação indicativa: livre | Data: 23/07 | Horário: 14h30 | Local: Casa de Cultura Dinorath do Valle | Grátis

Foto: espetáculo ‘Albano’ – João Versos Roldão/Divulgação

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