notícias

  >  

Performance resgata a figura do bode Ioiô, animal eleito vereador em Fortaleza nos anos 1920

Em 1915, chegava à Fortaleza (CE), junto de retirantes que fugiam da seca, uma das figuras mais populares e interessantes da capital cearense, o bode Ioiô, mascote que ficou conhecido pelo seu carisma e cujo nome refere-se ao trajeto que fazia diariamente entre a Praia de Iracema e a Praça do Ferreira – principal ponto de encontro de poetas, artistas e músicos. 

Inspirado nessa figura icônica, que marcou a história política da cidade, o artista Evan Teixeira concebeu o espetáculo musical “O bode quer”, que será apresentado no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) nos dias 21, 22 e 23 de julho, respectivamente, na comedoria do Sesc, na Praça Dom José Marcondes e no Mercadão.

O bode Ioiô era tão popular que, em 1922, foi eleito vereador com expressiva votação do povo fortalezense, cujo gesto era uma forma de protestar contra a política local à época. Em cena, o artista, acompanhado de dois músicos – Rami Freitas (bateria) e Plínio Câmara (guitarra) –, conta e canta as histórias de Ioiô. A narrativa é costurada por canções que reverenciam a memória desse ícone popular. 

O espetáculo, que mistura performance, teatro e música, busca difundir de maneira lúdica e com linguagem acessível, as aventuras e peripécias protagonizadas pelo bode-vereador, com histórias que permeiam o imaginário do povo cearense e do brasileiro até os dias de hoje.

Segundo Texeira, a pesquisa cênica e a experimentação com a figura do bode Ioiô têm revelado algumas potências e nuances desse personagem no sentido poético, a partir do teatro e da música como deflagradores de linguagem; no sentido popular, pois apresenta uma forte ligação com a cultura e a força das manifestações desta dimensão; e no sentido afetivo, porque se faz na tensão e no movimento da memória, sendo erigido no transcurso do tempo como uma construção social brasileira. 

O bode Ioiô morreu em 1931 – uns acreditam que de velhice e outros que de cirrose pelas cachaças que tomava. Foi imortalizado ao ser empalhado e doado ao acervo do Museu do Ceará em 1935.

Trajetória do artista
Evan Teixeira é diretor, ator, músico, manipulador de bonecos e arte-educador. Tem graduação no curso de licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), onde atualmente faz técnico de instrumento musical. Desde 2007, vem apresentando projetos artísticos ininterruptamente. 

A partir de sua investigação como artista múltiplo, dirigiu, atua e canta no espetáculo “O bode quer” e “O barquinho e o seu pescador”. Já atuou em outros espetáculos como “Drácula ou o desmortal”, do Coletivo Soul; “Hamlet: Solo”, do Coletivo Soul; “Ensaio sobre Hamlet”, do Grupo Experimental de Teatro; e “Os miseráveis: o óleo da máquina”, do Grupo Formosura de Teatro.

O bode quer
Evan Teixeira | Fortaleza/CE
Embalado pelo universo do patrimônio cultural e imaterial bode Ioiô, o diretor e performer Evan Teixeira mistura performance, teatro e música para reviver as peripécias memoráveis protagonizadas por essa figura icônica e que até hoje pairam no imaginário do cearense: o lendário Ioiô! Como, por exemplo, quando foi eleito vereador com expressiva votação pelo povo fortalezense, ato emblemático que completou 100 anos em 2022, e que representa muito sobre a construção da sociedade brasileira, que tem como gene de sua história, a resistência e o manifesto popular.

Ficha técnica
Dramaturgia, direção, atuação, música, cenário e produção: Evan Teixeira
Bateria: Rami Freitas
Guitarra: Plínio Câmara
Produção executiva e contrarregragem: Sara Síntique
Figurino: Glauber Lima
Vídeo: Victor Augusto
Montagem: Victor Furtado
Mais informações e materiais: https://www.fitriopreto.com.br/

Serviço:
O bode quer
Evan Teixeira | Fortaleza/CE
Classificação indicativa: livre | Duração: 55 minutos | Data: 21/07 | Horário: 19h | Local: Sesc – Comedoria – área externa | Data: 22/07 | Horário: 11h | Local: Praça Dom José Marcondes – Centro | Data: 23/07 | Horário: 11h | Local: Mercado Municipal | Grátis (não é necessário retirar ingresso com antecedência)

Foto:  Carol Veras/Divulgação

NOTÍCIAS DO FIT 2022

Edições Sesc promove bate-papo com biógrafos do teatro brasileiro no FIT Rio Preto

Abertura do FIT Rio Preto 2023 reúne cerca de 5 mil pessoas no Anfiteatro da Represa

Atividades formativas ampliam o exercício da escuta perante a diversidade humana

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial