Programação

  >  

Obras

  >  

PAGLIACCI

COMPANHIA

Cia de Ópera São Paulo & Davide Garattini Raimondi
Brasil / Itália

GÊNERO

Ópera

CATEGORIA

Internacional

CLASSIFICAÇÃO

12 anos

DURAÇÃO

60 minutos

FICHA TÉCNICA

Direção geral e artística: Paulo Abrão Esper (Brasil) // Direção cênica: Davide Garattini Raimondi (Itália) // Cenografia e produção: Cia. Ópera São Paulo // Iluminação: Gustavo Teodoro // Elenco: Marcello Mesquita, Cristiane Mesquita, Anibal Mancini, Willian Donizetti e Marcus Ouros

A despeito do que o título pode fazer supor, Pagliacci é uma ópera trágica, escrita em dois atos pelo compositor napolitano Ruggero Leoncavallo (1858-1919). Entre a sua estreia, em 1892, na cidade de Milão, e a recente montagem com direção artística do paulista Paulo Abrão Esper e direção cênica do milanês Davide Garattini Raimondi, mais de 125 anos se passaram sem que a questão do feminicídio perdesse relevância.

Há palhaços em cena, por certo, mas já no prólogo um ator dirige-se ao público para alertá-lo de que o que está por vir não é mais do que a comicidade clownesca: um fingimento sobre as agruras da vida. Conhecemos então uma trupe circense que se apresenta em uma praça de uma aldeia, na região da Calábria, onde uma relação extraconjugal desencadeia a quebra do pacto ficcional, culminando em atos de violência irreparáveis.

O humor caminha para o horror nessa obra musical encenada pela Cia Ópera São Paulo, com solistas premiados no Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas. Quando a comédia acaba, quando o amor acaba, quando a ficção acaba, o que resta?

sábado

30

julho

21h

00

Teatro Municipal Paulo Moura

Grátis

 Disponível Bilheteria

Os ingressos podem ser retirados no local do espetáculo, uma hora antes do início de cada apresentação.