Programação

  >  

Obras

  >  

FUEGO ROJO

COMPANHIA

Colectivo La Patogallina
Santiago – Chile

GÊNERO

Circo-teatro

CATEGORIA

Internacional

CLASSIFICAÇÃO

Livre

DURAÇÃO

60 minutos

FICHA TÉCNICA

Ideia original e dramaturgia: Martin Erazo e Leandro Mendoza // Direção: Martin Erazo
Assistente de direção: Francisca Arce // Elenco: Francisca Arce, Ursula Campos, Francisca Artaza, Valentina Weingart, Alex Carreño, Matias Burgos e Juan Ferino // Criação e interpretação musical: Alejandra Muñoz // Figurinos: Antonio Sepúlveda // Iluminação: Martin Erazo // Adereços: Gabriela Gonzalez e Natalia Morales // Bonecos (Apu Condor): Tomas O’Ryan // Aparatos circenses: Leandro Mendoza e Ulrich Weigel // Realização de cenografia: Taller La Patogallina // Engenheiro de som: Pablo Contreras // Assessoria circense: Exzequiel Silva // Comunicação: José Arroyo // Designer gráfico: Tomás Yves // Produção: Lorena Ojeda Sepúlveda

Fuego Rojo reaviva uma América Latina que precede essa nominação. O palco se faz território de uma cosmovisão que reconcilia o humano e a natureza, em um espetáculo que se deleita em criações coreográficas em que as tradições andinas se conjugam ao circo-teatro contemporâneo. Uma riqueza de imagens, movimentos e sonoridades que proporciona uma experiência crítica, cinestésica e sensorial ao público.

Ao entoar o canto de um pássaro, mover-se com as articulações de outros primatas ou desafiar a gravidade num amontoamento humano que erige uma forma como de uma cordilheira, os artistas em cena encontram outras corporeidades, mais integradas ao mundo natural. Manejam tempo, espaço e materialidades atentos ao potencial criativo de cada uma dessas dimensões, com o espírito incendiante de quem se livra dos ditames coloniais-neoliberais para reimaginar a vida, trançando ancestralidade e futuro.

Nessa festa-funeral pagã criada para a rua, as centelhas são acesas pela trilogia Memória do Fogo, de Eduardo Galeano, um épico poético e fantástico sobre a história da América Latina, que inspira o coletivo chileno dirigido por Martin Erazo. Os mesmos qualificadores cabem a Fuego Rojo, com sua fisicalidade onírica que planta indagações sobre a vida política do continente, reapresenta a cultura de povos pré-colombianos, atualiza e ritualiza suas aspirações.

Datas/Horários/Locais:
28/7, 19h, Anfiteatro Nelson Castro (Parque da Represa)
30/7, 19h, Escola de Competências Deputado Roberto Rollemberg (ECO Santo Antônio)
Grátis | Duração: 60 minutos

quinta-feira

28

julho

19h

00

Anfiteatro Nelson Castro

Grátis

sábado

30

julho

19h

00

Escola de Competências Roberto Rollemberg – ECO Santo Antônio

Grátis