programação

  >  

AÇÕES FORMATIVAS

  >  

TEATRO LA CANDELARIA

PARTICIPANTES

Patrícia Ariza (Bogotá/Colômbia) | Narciso Telles (MG)

Neste encontro-entrevista conduzido pelo professor e pesquisador Narciso Telles, a poeta, dramaturga, diretora teatral e atriz colombiana Patrícia Ariza fala sobre os 56 anos de produção do Teatro La Candelária, de Bogotá, um dos mais importantes e resistentes coletivos da América Latina.

30 lugares. Não é necessário retirar ingresso.  

Patrícia Ariza

Poeta, dramaturga e atriz colombiana. Estudou na Faculdade de Belas Artes da Universidade Nacional da Colômbia de 1967 a 1969. Fundadora da Casa da Cultura, hoje Teatro La Candelaria, com Santiago García, e da Corporação Colombiana de Teatro. Dirige dois dos festivais mais importantes da Colômbia, o Alternativo e as Mulheres no Palco pela Paz. Na juventude, foi ligada ao Nadaísmo e fez parte da Juventude Comunista. Em 2007, recebeu o Prêmio Príncipe Claus, na Holanda, "por suas contribuições à cultura universal e seu compromisso artístico com a busca da paz para a nação colombiana". Em 2008, foi premiada com a Ordem do Congresso em reconhecimento a "uma vida dedicada à cultura". Sobreviveu ao genocídio contra a União Patriótica e trabalha como conselheira cultural da Corporação Reiniciar. Em 2009, Ariza foi acusada de supostamente encobrir atividades de propaganda das FARC por trás dos serviços comunitários que prestava, causando indignação no meio artístico. Em 2014, recebeu o Prêmio Nacional de Defesa dos Direitos Humanos na Colômbia na categoria Defensora A Lifetime.6

Narciso Telles

Teatreiro, ator e diretor. É professor do Curso de Teatro do PPGAC, PROF. Artes e PPGED, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e colaborador no PPGAC/UFMA e PPGAC/UFSJ. Pesquisador do CNPq e do GEAC/UFU. Membro do Núcleo 2 Coletivo de Teatro.

 

 

domingo

24

julho

16h

30

Sesc Rio Preto – Sala de Múltiplo Uso

Grátis