programação

  >  

AÇÕES FORMATIVAS

  >  

OLHARES CRÍTICOS

PARTICIPANTES

Ave Terrena (SP) | Henrique Saidel (RS) | Renata Felinto (CE)

Um encontro para pensar sobre a prática da crítica e suas possibilidades na atualidade. Como os processos críticos dialogam com a cena nos tempos das redes sociais e dos espaços virtuais?

Não é necessário retirar ingresso.

Ave Terrena

Poeta, dramaturga, diretora teatral e performer. Publicou o livro de poesias Segunda queda, que se tornou um espetáculo poético-musical, e as peças As 3 uiaras de SP city e O corpo que o rio levou. Teve sete textos encenados em São Paulo, Macapá e na cidade do Porto. Integra o corpo docente da Escola Livre de Teatro de Santo André, orientou o Núcleo de Dramaturgia e ocupa, atualmente, a função de coordenadora pedagógica.

Henrique Saidel

Diretor de teatro, performer, curador e colecionador de brinquedos. É professor do curso de Teatro e chefe do Departamento de Arte Dramática no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Bacharel em Direção Teatral pela UNESPAR, mestre em Teatro pela UDESC e doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO. É autor do livro As artes do cover: performance para além da cópia e do original, lançado em 2019, pela Editora Circuito/POP LAB. É editor do site de críticas Qorpo Qrítico – teatro e outras cenas. Colaborou com os sites Horizonte da Cena (Belo Horizonte) e Agora Crítica Teatral (Porto Alegre) e foi coeditor do site Bocas Malditas (Curitiba). Integrante-fundador da Companhia Silenciosa, de 2002 a 2012, junto a Giorgia Conceição e Leonarda Glück. Pesquisa/experimenta processos de criação e performance baseados na ironia, metalinguagem, cópia, cover, duplos, brinquedos e outros objetos. Fake, kitsch, simulacro, erotismo, burlesco, masculinidades, antropofagia, espaço urbano e política são alguns dos seus interesses.

Renata Felinto

Artistas visual, pesquisadora e professora. É doutora e mestra em Artes Visuais pelo IA/UNESP e especialista em Curadoria e Educação em Museus de Arte pelo AC/USP. É professora adjunta da Universidade Regional do Cariri/CE e associada à Associação Brasileira de Críticos de Arte. Vencedora do 3º Prêmio Select de Arte e Educação do PIPA PRIZE 2020, participou de exposições no Brasil e no exterior.

 

 

 

sábado

23

julho

22h

30

Swift – Área das figueiras

Grátis