programação

  >  

AÇÕES FORMATIVAS

  >  

O QUE FOGE DA LITERATURA E NOS SERVE NO TEATRO?

PARTICIPANTES

Giordano Castro (PE) | Marcelino Freire (PE) | Rodrigo Mercadante (SP)

Tendo em vista recentes produções teatrais que dialogam e/ou livremente se inspiram em romances, poemas e contos literários, esta mesa  buscará refletir sobre expedientes que vazam da literatura e encontram pouso na cena teatral.

30 lugares. Não é necessário retirar ingresso.

Giordano Castro

É ator e dramaturgo. Nasceu em Recife, Pernambuco, em 7 de abril de 1986. Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizou também um intercâmbio internacional em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra (Portugal). É membro e um dos fundadores do Grupo Teatral Magiluth. Como ator, participa de quase todos os trabalhos do grupo e é responsável por cinco dramaturgias montadas: Um torto, Aquilo que meu olhar guardou para você, Luiz Lua Gonzaga, O ano em que sonhamos perigosamente (em parceria com Pedro Wagner) e Dinamarca. No audiovisual, esteve em Tatuagem, de Hilton Lacerda, Tungstênio, de Heitor Dahlia, na série Treze dias longe do sol e na supersérie Onde Nascem os Fortes. Em 2020, escreveu e dirigiu os projetos Tudo o que coube numa VHS e Todas as histórias possíveis.

 

Marcelino Freire

Nasceu em 1967, em Sertânia, Pernambuco. Vive em São Paulo desde 1991. Escreveu, entre outros, Angu de Sangue (Ateliê Editorial, Contos, 2000) e Contos Negreiros (Editora Record, 2005), com o qual foi vencedor do Prêmio Jabuti. Em julho de 2010, lançou o livro de contos Amar É Crime, por meio do Edith, coletivo artístico do qual é um dos participantes. Em 2013, lançou, também pela Record, o romance Nossos Ossos (Prêmio Machado de Assis). É o criador e curador da Balada Literária, evento que reúne, anualmente, desde 2006, uma centena de escritores, nacionais e internacionais, pelo bairro paulistano da Vila Madalena. Mantém o blog Ossos do Ofídio: www.marcelinofreire.wordpress.com.

 

Rodrigo Mercadante

É músico, ator e diretor de teatro, formado pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/ USP). Um dos fundadores da Cia.do Tijolo, coletivo de artistas com o qual desenvolve suas pesquisas há 12 anos. Integrou, durante 15 anos, o elenco do Teatro Ventoforte.

 

terça-feira

26

julho

16h

30

Sesc Rio Preto – Sala de Múltiplo Uso

Grátis