notícias

  >  

Peça interativa coloca o público como protagonista para discutir os novos formatos de trabalho

Espetáculo interativo totalmente protagonizado pelo público, “work.txt”, criação do artista inglês Nathan Ellis, será apresentado no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) nos dias 28 e 29 de julho, às 19h, no teatro do Sesc. Inspirado no livro “Bullshit Jobs: a theory” (Trabalhos de merda: uma teoria), do antropólogo David Graeber, o espetáculo discute a economia do trabalho temporário em plataformas digitais (gig economy), a instabilidade financeira e os empregos sem sentido.

Segundo Ellis, que assina a dramaturgia e a direção da obra, em “work.txt” o público é convidado a realizar um trabalho coletivo a partir de instruções passadas por áudios e textos. A história é sobre uma pessoa da cidade que parou de trabalhar, e a plateia terá que trabalhar de forma conjunta para descobrir os porquês dessa desistência.

“Este é um espetáculo sobre trabalho, mas o trabalhador não está aqui. Então, isso dependerá da plateia. O público marcará o ponto no início, terá pausas curtas em intervalos regulares e trabalhará em equipe e por iniciativa própria. Ou seja, o público será seu próprio chefe; o público é livre”, instiga o dramaturgo e diretor.

Experimental, imersivo, interativo e político, “work.txt” é alvo de críticas bastante positivas da imprensa europeia, além de ter conquistado inúmeros prêmios, entre eles o de melhor espetáculo interativo do festival Adelaide Fringe 2023. Também foi indicado para um prêmio de inovação no Vault Festival 2020, além do OffWestEnd Produção IDEA 2022.

Trajetória do artista
Nathan Ellis escreve para o teatro e o cinema. Sua primeira peça, “No one is coming to save you” (Ninguém está vindo para te salvar), de 2018, teve uma estreia “ardente” em Edimburgo, como classificou o jornal The Guardian, realizando uma longa turnê pelo Reino Unido, em 2019. Com este espetáculo, ele foi convidado para ser membro do Royal Court Invitation Writers’ Supergroup 2018-19, liderado por Alice Birch e Ali McDowall, participando de um programa de apoio ao longo de 12 meses.

O artista também recebeu financiamento do programa Arts Council, que apoia pesquisas sobre práticas de dramaturgia na Europa, o que o levou para lugares como Avignon (França), Liubliana (Eslovênia), Belgrado (Sérvia) e Berlim (Alemanha).

Em 2019, Nathan Ellis escreveu e produziu “work.txt”, um espetáculo sem atores, no Yard Theatre, como parte de seu programa de incentivo a novos trabalhos. Em 2020, sua peça “Super High Resolution”, sobre um médico à beira de um colapso, foi indicada ao Prêmio Verity Bargate e foi apresentada no Soho Theatre em 2022, com direção de Blanche McIntyre. Atualmente, ele é membro da BBC Writersroom’s Drama Room.

O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto é uma realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo. Parceria com o Sesi São Paulo e apoio institucional do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil.

work.txt
Nathan Elis | Reino Unido
O público lê um texto projetado em conjunto em voz alta, com linhas atribuídas por categorias (“pessoas de cabelo marrom”, “pessoas que ganham mais de 50 mil reais por ano”). O texto projetado também oferece instruções – “dois voluntários sobem ao palco” – e o público é instruído a usar os blocos amarelos no palco para construir algo juntos. Há três cenas de diálogo realizadas por voluntários. Os dois primeiros são impressos por uma impressora localizada no palco, e os voluntários os executam, com microfones. A cena final, “Cruise”, é interpretada pelos voluntários recebendo suas falas através de fones de ouvido. Eles repetem as falas nos microfones e o efeito é uma conversa, embora os dois só podem ouvir a si mesmos e a suas próprias linhas.

Ficha técnica
Dramaturgia e Direção Nathan Ellis
Produção artística: Emily Davis
Produção técnica: Harry Halliday
Música e design de som: Tom Foskett Barnes
Design de iluminação: Danny Vavrečka
Equipe brasileira
Tradução: Célio Faria – Casarini Produções
Coordenação técnica: Bruno Garcia
Produção: Pedro de Freitas e Adolfo Barreto – Périplo Produções

Serviço:
work.txt
Nathan Elis | Reino Unido
Classificação indicativa: 14 anos | Duração: 60 minutos | Data: 28 e 29/07 | Horário: 19h | Local: Sesc Rio Preto – Teatro | 228 lugares
Ingressos esgotados

Foto: Alex Brenner/Divulgação

NOTÍCIAS DO FIT 2023

Edições Sesc promove bate-papo com biógrafos do teatro brasileiro no FIT Rio Preto

Abertura do FIT Rio Preto 2023 reúne cerca de 5 mil pessoas no Anfiteatro da Represa

Atividades formativas ampliam o exercício da escuta perante a diversidade humana

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial