notícias

  >  

Espetáculo de coletivo rio-pretense presta homenagem aos circos de tradição familiar no Brasil

O Brasil possui atualmente 798 circos em funcionamento, segundo dados da Abracirco (Associação Brasileira do Circo), e 80% deles são pequenos empreendimentos gerenciados por famílias circenses. Esse circo familiar inspirou a Cia. Fábrica de Sonhos, coletivo com 25 de história na cena rio-pretense, na criação de “Circo Lando – o maior espetáculo da Terra”, que será apresentado no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) no dia 26 de julho, às 19h, no Teatro Municipal Nelson Castro. 

Com texto e direção de Guido Caratori, que também divide a cena com o ator Luiz Perez, o espetáculo trata do reencontro de dois irmãos que herdaram um pequeno circo da família. Enquanto Tito Formiga Lando assumiu a administração do circo, seu irmão, Federico Formiga Lando, vai embora para estudar no exterior, retornando ao Brasil muitos anos depois.

Segundo o diretor, esses dois irmãos, palhaços de formação, desnudam medos e frustrações para manter a tradição circense da família, pois “o espetáculo não pode parar”. “O espetáculo convida o público a refletir sobre a atual situação das famílias circenses do Brasil, estimulando uma discussão sobre os caminhos percorridos e os a serem ainda trilhados por esses artistas, a fim de encontrar formas e oportunidades de continuidade de suas ideológicas profissões”, comenta Caratori.

Trajetória do coletivo
A Cia. Fábrica de Sonhos foi criada, em 1998, em São José do Rio Preto, pelos atores Guido Caratori e Drica Sanches. A partir do encontro cênico de Caratori e Drica em montagem de texto do dramaturgo alemão Heiner Müller na década de 1990 – em que viviam os personagens Jasão e Medéia –, surgiu a parceria que levaria a criação da companhia, impulsionados pelo desejo de ocupar um espaço na cena teatral a partir do desenvolvimento de uma linguagem que comunicasse temas pertinentes à contemporaneidade, sempre focados no trabalho pleno e criativo do ator.

A Fábrica de Sonhos completa, agora, 25 anos de trajetória artística, tendo em seu currículo mais de 15 montagens teatrais, sempre experimentando em seus espetáculos dramaturgias próprias a partir de textos inéditos ou adaptados, que buscam, em consonância com a pesquisa de uma linguagem própria, o estímulo ao fluxo constante do ator criador, cada vez mais presente na cena, propiciando encenações que caminham no mesmo sentido.

O coletivo rio-pretense já levou suas montagens para mais de 60 cidades de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Entre os espetáculos estão “Cinderela, Um Sonho de Cristal”, “A Cigarra e a Formiga em: Vida de Artista”, “Apenas um Conto de Natal Caipira”, “Circo Lando – O maior espetáculo da terra”, “Caipiras – Espetáculo de Tradição”, “Libel”, “Era uma vez…João e Maria”, Era uma vez…A Cigarra e a Formiga” e “Era uma vez…O Leão e o Ratinho”.

O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto é uma realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo. Parceria com o Sesi São Paulo e apoio institucional do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil.

#artecircense #teatrodointeriorpaulista #teatroriopretense
#ciafabricadesonhos #fabricadesonhos25anos

Circo Lando – o maior espetáculo da Terra
Cia. Fábrica de Sonhos | São José do Rio Preto/SP
A peça da Cia. Fábrica de Sonhos conta a história dos irmãos Lando, Tito e Federico Formiga Lando, que cresceram em um circo da família. No final da adolescência, Tito assume a administração do circo, enquanto Federico vai embora para estudar no exterior. Ao retornar, depois de uma longa temporada, ele reencontra o irmão ainda no circo e é exatamente neste momento que a história começa a ser contada.  

Ficha técnica
Texto e direção: Guido Caratori
Assistente de direção: Drica Sanches
Elenco: Guido Caratori e Luiz Perez
Sonoplastia: Milton Verderi (in memoriam)
Operação de som: Rafael Galhardo
Iluminação: Guido Caratori e Nicolas Caratori
Operação de luz: Malu Oliveira
Cenografia: Guido Caratori
Figurinos: Drica Sanches
Maquiagem: Elenco
Direção de produção: Drica Sanches
Assistência de produção: Tati Queiróz
Coordenação do projeto: Cia. Fábrica de Sonhos
Mais informações e materiais: https://www.fitriopreto.com.br/

Serviço:
Circo Lando, o maior espetáculo da Terra
Cia. Fábrica de Sonhos | São José do Rio Preto/SP
Classificação indicativa: livre | Duração: 60 minutos | Data: 26/07 | Horário: 19h | Local: Teatro Municipal Nelson Castro | 130 lugares 

Ingressos: Grátis. Os ingressos podem ser retirados de forma online um dia antes da apresentação, a partir das 12h, pelo site fitriopreto.com.br, app Credencial Sesc SP ou site Central de Relacionamento Digital (centralrelacionamento.sescsp.org.br), com limite de 4 ingressos por CPF, e presencialmente, no local do espetáculo, meia hora antes do início da apresentação, com limite de 1 ingresso por pessoa

Foto: Luiz Áureo/Divulgação

NOTÍCIAS DO FIT 2023

Edições Sesc promove bate-papo com biógrafos do teatro brasileiro no FIT Rio Preto

Abertura do FIT Rio Preto 2023 reúne cerca de 5 mil pessoas no Anfiteatro da Represa

Atividades formativas ampliam o exercício da escuta perante a diversidade humana

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial