Programação

  >  

Obras

  >  

E o palhaço, o que é?

COMPANHIA

Cia de Palhaçaria
São José do Rio Preto/SP

GÊNERO

Comédia

CATEGORIA

Nacional Crianças e Jovens

CLASSIFICAÇÃO

Livre

DURAÇÃO

50 minutos

FICHA TÉCNICA

Criação: Gisele Lançoni // Dramaturgia e Direção: Isaac Ruy // Preparação e provocação: Linaldo Telles // Preparação Física: David Balt // Iluminação: Reni Trombi // Cenografia e Visagismo: Isaac Ruy // Figurino: Linaldo Telles // Costura: Any Cardoso, Avani Faria Ruy // Sonoplastia: Isaac Ruy // Design Gráfico: Suane Padilha // Fotos: Letícia Oliveira // Vídeo: Fernando Macaco // Produção e Execução: Cia Palhaçaria

Quando assistimos a um espetáculo, não sabemos quais os perrengues por trás das cortinas: a labuta das trabalhadoras da cultura é árdua para todas as profissionais que não tombam diante de privações e desaforos.

Some-se ao cenário de desmoralização da cultura os marcadores identitários, e teremos ainda mais provações. A peça E o palhaço, o que é? tensiona e poetiza algumas delas com base na tradição circense brasileira, sem precisar verbalizar uma palavra sequer.

No palco, vemos a rotina de um Palhaço após se apresentar no picadeiro do circo, dividindo-se entre tarefas domésticas e cuidados com um bebê, que chora e precisa de atenção. Aos poucos, conhecemos mais a intérprete que veste o nariz vermelho, sua obstinação e compromisso com o ofício.

No processo de criação, Gisel Lançoni, atriz com 33 anos de carreira, se inspirou em Maria Eliza Alves dos Reis, primeira mulher palhaça do Brasil, que se apresentava com um palhaço homem, Xamego, e era a grande atração do Circo Guarany na década de 40. 

A cena dela vestida de Palhaço e amamentando a filha inspirou uma série de debates sobre mulheres pretas no humor; relação da maternidade com o palco; raízes africanas do circo; e o protagonismo negro na palhaçaria, com referências como Benjamin de Oliveira, primeiro palhaço negro do país.

sábado

22

julho

19h

00

Teatro Municipal Nelson Castro

Grátis

 Disponível Bilheteria

 Gratuito, com capacidade limitada. Ingressos online a partir das 12h na véspera do dia do espetáculo, e no dia do evento, com retirada no local da apresentação com 30 minutos de antecedência de cada sessão.
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial