Programação

  >  

Obras

  >  

Os quatro cantos de Elpídio

Companhia

Cia Navega Jangada
Santo André/SP

GÊNERO

Comédia / musical

CATEGORIA

Nacional Rua

CLASSIFICAÇÃO

Livre

DURAÇÃO

80 minutos

FICHA TÉCNICA

Criação: Talita Cabral e Rodrigo Regis

Texto e direção: Talita Cabral

Direção Musical: Rodrigo Régis

Elenco (atores/músicos): Rita Gutt, Gabriel Ivanoff, Rodrigo Regis, Dicinho Areias, Alef Barros, Melina Marcehtti, Rebeka Teixeira e Thiago Mota

Cenário: Zé Valdir

Figurinos: Nagila Sanches

Auxílio biográfico: Negão dos Santos e Lia Marques

Iluminação: Marcos Diglio

Técnico de som: Yuri Melo

“A dor da saudade quem é que não tem? Olhando o passado, quem é que não sente saudade de alguém?”. São esses versos que tocam a protagonista da obra Os quatro Cantos de Elpídio, atingindo sua memória materna mais afetiva, e impulsionam uma jornada quase insensata para se aproximar da sensibilidade criadora que lhe provocou tamanho efeito. Moça típica de um interior paulista quase mítico na ingenuidade conservada, Catarina desenha um desvio no destino casamenteiro para perseguir um desejo que a arte lhe desperta.

Com texto e direção de Talita Cabral, esse romance popular criado pela Cia Navega Jangada faz uma dupla declaração de amor: à música, por sua capacidade de mobilizar sentimentos; e ao compositor, esse artista que tantas vezes permanece esquecido, sem reconhecimento ou no anonimato, mas que possui a artesanía delicada da expressão dos sentimentos em palavras.

Os passos de Catarina em suas viagens são guiados por um engano, que envolve os filmes de Mazzaropi e a obra de Elpídio dos Santos (1909-1970), maestro nascido em São Luiz do Paraitinga, no Vale da Paraíba, multi-instrumentista e compositor gravado por canções como Almir Sater, Sérgio Reis, Renato Teixeira e Fafá de Belém. Além de Mazzaropi.

Entre desencontros e mal-entendidos, ela se faz acompanhar de oito festeiros, atravessando devoções e carnavais para dar um lugar à saudade.

21 de julho, domingo,

19h

Anfiteatro Nelson Castro

Grátis

 Sem bilheteria.

22 de julho, segunda-feira,

19h

Praça da Igreja Matriz São Sebastião – Talhado

Grátis

 Sem bilheteria.

23 de julho, terça-feira,

19h

Praça da Igreja Santa Apolônia – Distrito de Engenheiro Schmitt

Grátis

 Sem bilheteria.