Programação

  >  

Obras

  >  

Naquele bairro encantado – ensaio para uma serenata

Companhia

Teatro Público
Belo Horizonte/MG

GÊNERO

Improvisação

CATEGORIA

Nacional Rua

CLASSIFICAÇÃO

Livre

DURAÇÃO

120 minutos

FICHA TÉCNICA

Direção: Rogério Lopes

Dramaturgia: Larissa Alberti

Elenco: Diego Poça, Marcelo Alessio, Rafael Bottaro, Rafaela Kênia

Direção musical e preparação vocal: Eberth Guimarães

Figurinos: Juliana Floriano

Criação e confecção de máscaras: Fernando Linares

Produção e realização: Teatro Público

O Teatro Público faz um trabalho de reencantamento da cidade, visitando vizinhanças com o espetáculo itinerante Naquele Bairro Encantado. Circula pelas ruas, adentra as casas, conversa com os habitantes e modifica as paisagens humanas com um grupo de senhoras e senhores mascarados, mensageiros de uma nostalgia musicada.

Na pesquisa do diretor Rogério Lopes e da dramaturga Larissa Alberti, a convivialidade toma a forma de uma serenata constituída de canções populares de meados do século XX, abrindo vias para que a arte perpasse o cotidiano de uma comunidade e encontre cidadãos fora do enquadramento institucional do teatro.

Essa estética da habitação faz-se a partir das práticas situacionistas de deriva urbana, mapeando territórios; reconhecendo as relações entre ambiente, arquitetura, memórias e moradores; intervindo no espaço e demorando-se até surgir alguma cumplicidade, capaz de provocar deslocamentos sensíveis nos envolvidos.

Da residência artística no local escolhido à abertura pública à caminhada com espectadores, o grupo perfaz um trajeto de experimentação da reabsorção da arte na vida, que resiste ao tempo do aceleramento, da juventude e do progresso, valorizando a persistência dos laços sociais.

19 de julho, sexta-feira,

19h

Bairro São Deocleciano

Grátis

 Sem bilheteria.

20 de julho, sábado,

19h

Bairro Lealdade & Amizade 

Grátis

 Sem bilheteria.

21 de julho, domingo,

19h

Bairro Eldorado

Grátis

 Sem bilheteria.