programação

  >  

graneleiro

As noites do FIT Rio Preto com contornos de celebração

O graneleiro da antiga fábrica da Swift, ativo nas décadas de 40 a 60, serviu como um dos principais espaços de escoamento de grãos para a fabricação de óleo de caroço de algodão.

Bonita essa imagem: a densidade do óleo, resultando da leveza e alvura do algodão.

Em décadas passadas, trabalhadoras e trabalhadores deste espaço não poderiam imaginar que no próximo século aquele lugar seria ocupado com tantos momentos de densidade – por parte das propostas estéticas – e pela leveza, manifestada nos encontros necessários e na celebração da arte e da vida.

São 41 atrações, em sua maioria da cena local, que complementam a programação do festival, estimulando as percepções sobre o fazer artístico e promovendo o encontro entre artistas e público.

Nesta edição, o Graneleiro ganha mais um espaço – o lounge – para abrigar momentos mais intimistas, oferecendo espaço para as boas conversas pós espetáculos.

O FIT 2024, com curadoria que valoriza a memória em todas suas instâncias, traz na entrada do Graneleiro, uma homenagem ao fotógrafo rio-pretense Jorge Etecheber, que registrou esse festival em suas lentes, com olhar sensível e com apaixonada simbiose. Impossível rememorar o FIT sem passar pelas imagens deste artista, que nos deixou neste ano e foi fotografar outras paisagens.

Desejamos que o Graneleiro possa ser o espaço de encontros, criações, de arte, cultura e acima de tudo, um espaço democrático, diverso e de afetividade.