Programação

  >  

Obras

  >  

JACKSONS DO PANDEIRO

COMPANHIA

Barca dos Corações Partidos
Rio de Janeiro – RJ

GÊNERO

Musical

CATEGORIA

Nacional Adulto

CLASSIFICAÇÃO

Livre

DURAÇÃO

120 minutos

FICHA TÉCNICA

Direção: Duda Maia // Dramaturgia: Braulio Tavares e Eduardo Rios // Direção musical: Alfredo Del-Penho e Beto Lemos // Idealização e direção de produção: Andréa Alves // Cia. Barca dos Corações Partidos: Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios, Renato Luciano e Ricca Barros // Artistas convidados: Everton Coroné, Lucas dos Prazeres e Luiza Loroza // Figurinos: Kika Lopes e Rocio Moure // Cenário: André Cortez
Iluminação: Renato Machado // Design de som: Gabriel D’Angelo // Visagista: Uirandê de Holanda // Assistente de direção: Adrén Alves, Eduardo Rios, Júlia Tizumba e Luiza Loroza // Assistente de figurino: Masta Ariane // Assistente de cenografia e produção de arte: Tuca Benvenutti // Coordenador de produção: Rafael Lydio

Na Barca dos Corações Partidos, a obra e a vida do paraibano Jackson do Pandeiro (1919-1982) são incorporadas pelos músicos-atuantes até confundirem-se com as histórias de cada um deles. As coincidências biográficas e geográficas amarram a narrativa versada, que entrecorta o espetáculo musical, e multiplicam a trajetória singular de Jackson em muitas vozes e gingas, que apresentam os seus próprios relatos. Ser artista, ser nordestino, ser negro, ser brasileiro são experiências compartilhadas em cena, compondo uma crônica do país. 

A síncope, tão presente no repertório de Jackson do Pandeiro, define o ritmo dos corpos dos atuantes, em jogos coreográficos que criam um senso de coletividade afetiva e celebratória. Tudo avivado pelos figurinos coloridos e reluzentes. A visualidade e as corporeidades fazem o salto para a vida contemporânea, subtraindo nesse percurso qualquer anacronismo da tradição, para que reine a riqueza artística nordestina.

Entre quatrocentos cocos, xaxados, baiões, frevos, sambas etc. que o músico deixou, o grupo escolheu meia centena e adicionou ao roteiro do show composições próprias, que conversam com elas em temas e estilos. Uma homenagem à altura da criatividade e da rítmica de um artista de obra grandiosa e ainda insuficientemente festejada na cultura brasileira.

Data: 21/7 | Horário: 20h | Local: Anfiteatro Nelson Castro – Parque da Represa | Grátis | Duração: 120 minutos

quinta-feira

21

julho

20h

00

Anfiteatro Nelson Castro

Grátis