FIQUE POR DENTRO » Notícias

Ações Formativas em Julho


O Festival Internacional de Teatro de Rio Preto (FIT) fechou as cortinas para o público, mas continua sua programação para grupos rio-pretenses. Realizado pela Prefeitura Municipal e pelo Sesc São Paulo, o FIT transformou Rio Preto na capital do teatro durante os 10 dias de evento em diversos espaços do município. O público pôde conferir 50 apresentações de sete Estados brasileiros e quatro produções internacionais, entre os dias 6 e 15 de julho.

Mas não parou por aí. Até o fim deste mês, acontecem ações formativas iniciadas antes mesmo do período oficial do Festival. São as residências artísticas entre profissionais convidados e grupos rio-pretenses inscritos na categoria Abertura de Novos Processos da Cena Rio Preto. Nesta modalidade de participação, os grupos locais indicaram diretores teatrais, atores e pesquisadores para contribuírem com os processos de trabalho ainda embrionários.

Os participantes destas ações passaram por uma seleção prévia. Dos 33 trabalhos inscritos, a Comissão de Seleção formada por Grace Passô, atriz, diretora teatral e dramaturga; Paulo Faria, diretor teatral, dramaturgo e criador da Cia Pessoal do Faroeste e Jesser de Souza, diretor teatral, clown, professor e ator-pesquisador do Lume Teatro, selecionou seis projetos.

Em 2017 a Cena Rio Preto se dividiu em três módulos para contemplar diferentes projetos teatrais da cidade. Além das apresentações das peças já prontas, que fizeram parte do módulo A, os  grupos da cidade puderam inscrever as obras abertas à provocação de um profissional convidado, para o módulo B.

No último fim de semana aconteceu o encontro da artista multimídia, arte-educadora, bailarina, coreógrafa e contadora de histórias Kiusam de Oliveira com os integrantes da companhia do Santo Forte que propôs o projeto “Matrística”.

Nos dias 26, 27 e 28, o encontro é entre a Cia. Varanda Produções Teatrais e Abel Saavedra. Para encerrar, a Cia Ir e Vir recebe as orientações de Gilson Motta, nos dias 29 e 30.


Ações Formativas FIT- Cena Rio Preto        

encontro
Histórias Encaixotadas – Teatro Lambe-Lambe - Cia Varanda Produções Teatrais
Com Abel Saavedra
Quarta-feira, 26, 27 e 28/07/2017 

encontro
Blasted - Cia Ir e Vir
Com Gilson Motta 
Dias 29 e 30/7, sábado e domingo, das 10h às 19h